Quadra Livre: Lazer & Esporte para o Ensino Médio

O Projeto “Quadra Livre” foi idealizado pelo Orientador Educacional, Bruno Moreira, com o objetivo de proporcionar aos alunos do Ensino Médio, esporte & lazer. Para participar, os alunos interessados devem desenvolver uma redação e entregá-la antes do início da prática esportiva, que acontece todas às sextas-feiras, no contraturno.

O Colégio Prígule entende que a vida vivida nesses dois últimos anos, em isolamento social, bem como a preocupação com o contato físico por conta do covid-19, crises e inseguranças com a fragilidade humanitária não foi fácil para ninguém. Nesse sentido, sabemos que os cuidados ainda são necessários, porém, muita coisa melhorou com os avanços científicos para o retorno ao qual estávamos saudosos.

Mas, se podemos concluir que tivemos um período difícil, o que podemos dizer de nossos jovens alunos?

Pois foi considerando esses fatores, que o nosso Orientador Educacional desenvolveu o projeto Quadra Livre na escola.

Como Funciona o Projeto Quadra Livre?

Atualmente, o intuito do projeto é oferecer atividades esportivas para os alunos do ensino médio no contra turno escolar, de modo que não conflita com as tarefas pedagógicas já ofertadas no colégio.

A redação possui um caráter simbólico, pois representa o ingresso para a utilização da quadra e oportunidade para que o Orientador possa acompanhar os alunos de forma mais próxima.

A princípio, também realizamos um estudo/correção ortográfica e apreciação do que foi escrito pelos alunos, possibilitando, após a devolutiva, um novo questionamento para o escritor da redação.

Sendo assim, na quadra elegemos as atividades que possam melhor contribuir para o lazer e interação de todos. Essa ação visa aos alunos:

  • Comprometimento com o combinado para o ingresso recreativo na quadra
  • Responsabilidade
  • Diversão
  • Cooperação
  • Desenvolvimento da prática da autoescrita
  • Lazer
  • Prática esportiva
  • Relação presencial (tão desejada)
  • Relacionamento interpessoal

Dessa forma, proporcionamos relações que permitem aos alunos sorrir sem legenda, estar presente sem a necessidade de um WI-FI ou 3G. Potencialidades que nos permitem expressar o que sentimos quando estamos realmente conectados com outro.

Logo, ficamos felizes em proporcionar esses momentos, e mais felizes ainda, quando o resultado dessa iniciativa é acompanhada pela alegria, pelo senso de coleguismo e bem estar construídos coletivamente.

Valeu, galera, vocês são tops!

Gostou? Compartilhe com seus amigos

Mais para explorar

Psicologia

Bate-Papo com a Psicóloga: Concentração

Olá! Tudo bem com vocês?! Espero que sim!! Começo esse “Bate papo” perguntando: vocês têm percebido se estão mais concentrados, focados nas atividades ou se