Dicas práticas para ajudar seu filho a ir bem na escola

Dando continuidade ao nosso trabalho junto ao material da OPEE, a psicóloga Roberta Carvalho, indica o podcast: 5 dicas práticas para ajudar seu filho a ir bem na escola, (disponível no app Escola para Pais), tema do último bate-papo com a psicóloga, realizado na terça-feira, 05/04.

Você já parou para pensar que todos nós queremos nos dar bem? Que é natural encontrarmos caminhos para conquistarmos um objetivo? Será que existe fórmula mágica pra isso? Claro que não!

Segundo o psicólogo Leo Fraiman, é preciso unir conhecimento e arte…

Sim, isso mesmo….precisamos de conhecimentos científicos associados a espontaneidade, ou seja, nosso jeito de ver, sentir e entender as coisas. E mais, além de nos dar bem, temos o dever de fazer o bem!

Você observou como tem resolvido seu dia a dia e programado seu futuro? Com nossos filhos e nossa família não é diferente, ou seja, necessitamos nos aparelhar de informações, dicas, livros, debates e também temos que ouvir a opinião e os desejos das crianças e de todos os integrantes da família… Só assim poderemos ajustar o que precisa ser feito com a melhor forma de se fazer.

O mundo está muito corrido, queremos tudo pra ontem. Aceleramos o áudio do WhatsApp porque não temos paciência para ouvir, comemos no drive-thru porque precisamos voltar para o escritório, esperamos virar filme aquela história longa porque não encontramos tempo para ler…

Seja como for, tudo isso e muito mais mostra que essa correria toda pode estar nos afastando de nossa essência, pode nos tornar egoístas demais. Nesse sentido, o que pode ser mais nocivo é dizer para nossos filhos que o mais importante é a linha de chegada, esquecendo que o mais importante é o caminho que percorremos.

 

Dessa maneira não valorizamos os processos, apenas os resultados.

O podcast “5 dicas práticas para ajudar seu filho a ir bem na escola”, disponível no aplicativo Escola para Pais, do nosso parceiro OPEE, é um alerta para nossa prática em família. Nada adianta termos conhecimentos técnicos se não tivermos sabedoria para colocá-los em prática. E é aqui que entra o “se dar bem se eu fizer para o bem”.

Não podemos separar os conhecimentos formais da escola dos conhecimentos socioemocionais, assim como no trabalho, pouco adianta excelentes hard skills sem as soft skills, não é mesmo?!

O que podemos fazer para desenvolver boas práticas de estudo em casa?

Bom, tivemos dois anos para entender que a nossa casa pode ser a continuidade da escola, o lugar sagrado para a espiritualidade, o escritório, a academia e até o happy hour com os amigos, mas não foi fácil, foi preciso muita organização, reorganização, conversas e perseverança.

Então, a partir de nossas vivências ficamos aptos e provavelmente mais efetivos nas decisões e práticas diárias…aproveite isso…mostre pro seu filho o quanto é importante:

  • Ter organização
  • Planejamento diário
  • Rotina
  • Considerar todos os tipos de aprendizados
  • Disciplina
  • Respeito
  • Perseverança
  • Trabalho em equipe
  • Boa vontade

Dessa forma, convidamos, você, a dividir conosco suas experiências, suas dicas e como você tem realizado suas tarefas, o que tem feito para se dar bem, ter bons resultados e principalmente ser feliz!

Bate-papo com a Psicóloga acontece toda 1ª terça-feira do mês, às 7:30 da manhã, no colégio e/ou via Google Meet.

 

PRÓXIMOS ENCONTROS:

Foto da psicóloga roberta com datas dos próximos bate-papos

Gostou? Compartilhe com seus amigos

Mais para explorar

Psicologia

Bate-Papo com a Psicóloga: Concentração

Olá! Tudo bem com vocês?! Espero que sim!! Começo esse “Bate papo” perguntando: vocês têm percebido se estão mais concentrados, focados nas atividades ou se