Bate-Papo com a Psicóloga: Concentração

Olá! Tudo bem com vocês?! Espero que sim!! Começo esse “Bate papo” perguntando: vocês têm percebido se estão mais concentrados, focados nas atividades ou se têm a sensação de que andam mais dispersos?!





Ou ainda, vocês me diriam que fazem determinadas atividades com a “cabeça em outro lugar”?!





Mas, agora vamos mais longe, vocês se auto definiriam como “pessoas multitarefas”?!





Se responderam “Sim” para a última pergunta, CUIDADO! Precisam ficar em alerta! Pois, o filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, em seu livro A Sociedade do cansaço, propõe uma reflexão sobre o retrocesso da nossa espécie à ideia de “multiatenção”. Vale a pena a leitura!!





Podcast do Léo Fraiman | CONCENTRAÇÃO

Foto: Reproduçao da Internet




Segundo o Podcast do Léo (CONCENTRAÇÃO), e também, as últimas pesquisas, estamos passando por uma epidemia de Distração… mas, e qual o problema disso?! Erros, Inadequações, Tristezas, Sofrimentos, Ineficácia, Retrabalho, Estresse e até Problemas de Saúde.





Sabem, tudo que fazemos em nosso dia a dia depende do nosso foco, da nossa presença. Bom, mas como ter foco se temos cada vez mais, mais atividades, mais cobranças, mais responsabilidades, porém, menos tempo?





Talvez esteja na hora de pensarmos a nossa rotina, nossa disciplina, e nosso autoconhecimento! Sabemos tudo sobre nós? Temos noção do que “rouba” nosso tempo e nossa energia? Sabemos como mudar? De fato, queremos essa mudança?





Para pensar na concentração precisamos entender o que é a atenção, pois, segundo a psiquiatra Beatriz Ravagnani “ atenção é complexa, envolve diversos processos para filtrar e balancear as informações que a gente recebe do mundo” e, vamos combinar que o número de informações que recebemos hoje em dia é muito maior do que nossa mente é capaz de suportar, então, mais do que nunca precisamos aprender a selecionar o que realmente importa.





Existem muitas formas e recursos para recuperarmos nossa concentração. Portanto, vamos explorar novas maneiras de melhorar seu rendimento e o aproveitamento do tempo.





Espero vocês nos próximos bate-papos!





Roberta Carvalho





Gostou? Compartilhe com seus amigos

Mais para explorar

Psicologia

Bate-Papo com a Psicóloga: Concentração

Olá! Tudo bem com vocês?! Espero que sim!! Começo esse “Bate papo” perguntando: vocês têm percebido se estão mais concentrados, focados nas atividades ou se